quarta-feira, 28 de março de 2012

Blogs em Educação

Olá pessoal!!

Como já diz o título desse post, quero conversar com vocês hoje sobre blogs em educação.

Assim como esse, existem muitos outros blogs disponíveis que abordam a temática educacional. Porém, cada um com seu enfoque. Podemos encontrar blogs individuais de alunos ou professores, blogs coletivos, blogs que abordam apenas uma disciplina, outros que já são mais abrangentes e gerais, blogs opinativos ou que servem apenas como portfólio digital de trabalhos escolares, enfim, um leque que não para de aumentar.

Mas o que não se pode mais é ignorar essa ferramenta que, se usada de modo consciente e positivo, só tem a acrescentar na educação das nossas crianças.

Segundo Maria João Gomes (2005), existem blogs educacionais que servem como recursos pedagógicos, como quando se torna um espaço de acesso a uma informação especializada ou quando um professor o usa para disponibilizar informações. Também existem blogs que assumem formas de estratégias pedagógicas, quando por exemplo, são utilizados como portfólios digitais, ou como um espaço de intercâmbio e colaboração de idéias e até mesmo de debate ou integração.

Independente de quais dessas formas o autor irá conduzir o seu blog, fica fácil encontrar benefícios para o aprendizado. Seja ele o estímulo e a prática da leitura, escrita, análise crítica e argumentação, ou seja o desenvolvimento de múltiplas competências.

Além dos blogs que auxiliem no aprendizado do aluno, os professores podem indicar também blogs que tenham como conteúdo (previamente analisado pelo professor) assunto que ajudam no desenvolvimento pessoal do mesmo. Dependendo da faixa etária dos alunos, estes blogs podem abordar, por exemplo, distúrbios alimentares, uso de drogas e sexualidade.

Como aluna do ensino superior e novata no mundo dos blogs, posso dizer que já aprendi muito com essa "nova" (para mim) ferramenta. E espero que possamos refletir sobre muitos assuntos ligados à educação e aprender juntos sobre as novidades desse nosso mundo cada vez mais tecnológico.

Aguardo comentários para discutirmos e crescermos juntos, ok??

Beijos,

Fê  

4 comentários:

  1. A internet aproxima os povos e possibilita o aprendizado das pessoas que residem em locais carentes e isolados. Nessa linha, os blogs pinçam as informações e facilitam o aprendizado, o que os tornam ferramentas muito úteis.
    Beijos,
    Heloisa

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, parabéns por sua iniciativa!!

    É muito gratificante descobrir uma jovem preocupada em ajudar os outros, principalmente no assunto Educação.

    Particularmente, eu acredito que Educação e Emprego, no Brasil, seguem caminhos paralelos, infelizmente. Desta forma, quase sempre, quem tem emprego tem educação, pois consegue pagar por ela.

    Por isso criei a fan page "Procurando Emprego?": www.facebook.com/queroumemprego. Nela eu divulgo vagas, recomendações, mensagens de apoio, entre outras coisas.

    Conte com o meu apoio!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda!
    Entrei aqui por indicação de um amigo e pretendo acompanhar as matérias.
    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  4. Olá, como um foco maior na Educação a Distância http://www.educacaoadistancia.blog.br
    Abraço.
    Werciley Silva

    ResponderExcluir