quarta-feira, 4 de abril de 2012

Redes Sociais em educação



Fonte: FM10
Olá pessoal!!

O assunto dessa semana é muito interessante e talvez até novo para algumas pessoas, porque ao falarmos de redes sociais a maioria pensa somente em entretenimento e lazer, não conseguindo imaginar que a educação também pode estar inserida nessa "nova" ferramenta.

Confesso que até pouco tempo atrás eu também não tinha percebido que podíamos aproveitar das redes sociais para esse fim, mas pesquisando um pouco sobre o assunto descobri que não somente existem algumas apenas focada em educação como o próprio Facebook tem seus fins educativos.

Além de conectar pessoas (inclusive professores e alunos), facilitando assim a comunicação, no Facebook é possível criar vários grupos, cada um com diferentes interesses, a fim de discutir ideias, tirar dúvidas, dar avisos de última hora e postar textos e/ou imagens que interesse aquele determinado público. Também existem as páginas das escola e universidades e os jogos que têm como objetivo final ensinar.

You Tube é outra rede social que pode ser aproveitado para a mesma finalidade. Por meio do compartilhamento de vídeos educativos é possível até a dar uma aula online, sendo acessada por qualquer pessoa quantas vezes ela quiser e de onde quer que ela esteja. Quem trabalha dessa forma é o professor americano Salman Khan que já virou febre na internet com suas mais de 3 mil aulas online sobre diversos assuntos, formando a Khan Academy.

Também achei uma rede social, não tão conhecida ainda, chamada Redu que foi desenvolvida especialmente para que instituições e empresas criem seu próprio ambiente de ensino e aprendizagem.

As crianças possuem uma rede social exclusiva para elas que é a Club Penguin, no qual o foco é bater papo com outras crianças, brincar e aprender ao mesmo tempo, podendo explorar conceitos de matemática, leitura, trabalho em equipe, raciocínio entre outros.

E, por fim, o Blackboard que é uma ferramenta utilizada por instituições de ensino (a Anhembi Morumbi, por exemplo) que possibilita que os professores disponibilizem o material de suas aulas, façam avaliações online, mandem avisos e troquem mensagens com os alunos através dos fóruns de discussão.

Depois de tantos exemplos, fica claro que os avanços tecnológicos estão sendo muito bem aproveitados, trazendo facilidades e benefícios de inúmeras formas. Basta saber usá-los.

Agora vamos estudar??


3 comentários:

  1. Filha, achei muito interessante o teu enfoque sobre a importância das redes sociais na educação. Parabéns pelo post!!! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Fernanda,

    Me divido entre lamentar o uso que a maioria dos jovens faz das redes sociais e o meu otimismo quanto a chance de isto mudar em curto prazo. Fico satisfeito de saber que o publico que segue a minha fan page www.facebook.com/queroumemprego é muito jovem, mas lamento o pouco feedback que recebo deles.

    Sua iniciativa é ótima, e certamente contribui para que mais pessoas possam utilizar positivamente a Internet, principalmente quando o assunto é Educação. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Para mim, dessas que você falou a que mais te ensina realmente é o youtube. Quem nunca recorreu a um vídeo para aprender a fazer algo que não sabia?!

    Bom post fernandinha!

    ResponderExcluir