quinta-feira, 22 de março de 2012

Games em educação

Olá pessoal!

Hoje vamos falar sobre games na educação. Darei a minha opinião sobre esse assunto que está cada vez mais presente na educação atual.

Sabemos que cada vez mais as crianças e adolescentes passam seus tempos livres jogando e divertindo com games de diversas naturezas e para as mais variadas idades. Por esse motivo, muitas empresas investiram no desenvolvimento de jogos eletrônicos que ao mesmo tempo entretém e auxiliam no aprendizado.

Já existem jogos com os mais variados focos como, história, matemática, português, física, saúde, política, administração, planejamento urbano, entre outros. E também muitos testes e ferramentas de avaliação já foram aplicados aos alunos com a finalidade de verificar a eficácia de aprendizagem dos games. Os resultados em geral são satisfatórios e comprovam que nem sempre aprender significa algo chato e entediante.

Diversas formas de abordagem podem ser realizadas com os jogos como fazer atividades relacionadas ao seu universo ou até mesmo o desenvolvimento do mesmo.

Porém, sabemos que para os professores ensinarem através de games eles também precisam dominar o assunto, senão o estudante, que tem muito mais facilidade com tecnologias, passará a sua frente e jogará até entediar-se. Para tanto é importante a introdução dessa abordagem tecnológica desde a formação do professor até no dia-a-dia do trabalho com treinamentos e workshops.

Eu sou contra a total informatização do processo de aprendizado, acho que o equilíbrio é sempre importante. Portanto, mesclar atividades que fazem uso da tecnologia e outras que não fazem, na minha opinião, é o ideal. Assim, os alunos trabalham diversos tipos de competências e formas de aprendizado, já que sabemos que cada pessoa tem mais facilidade para aprender de um jeito.

Seguem algumas sugestões de games educativos:
- Mc Donald´s Video Game
- Game da Reforma Ortográfica
- Packy & Marlon
- Squire’s Quest
- Myst
- River City Ransom

Divirtam-se!!

Beijos,

3 comentários:

  1. Tenho 50 anos e concordo com a autora que deve haver equilíbrio no uso da informatização no processo de aprendizado.
    Parabéns pelo artigo!
    Heloisa

    ResponderExcluir
  2. Fe adorei seu post!
    Realmente os games estão presentes cada vez mais na nossa educação e devemos continuar cultivando isso em quanto recebermos resultados positivos!
    Bjinhos, Carol.

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernanda,
    Parabéns pelo blog!
    Acredito que os adultos hoje usam mais os jogos do que os próprios jovens e crianças.
    Jogos educativos para adultos também seria um tema bem interessante, não acha?
    Digo isso pois sabe-se que qualquer ser humano é influenciável e a quantidade de jogos que "abobam" o usuário é impressionante. Uns tornam mais violentos, outros mais infantis, ainda mais alguns influenciam na própria forma de pensar do usuário, como se fosse uma droga.
    Seria bom pedagogos como você pensarem nisso para o futuro!
    Parabéns por levantar esse tema!

    ResponderExcluir