terça-feira, 15 de maio de 2012

Khan Academy


Olá pessoal!!

Hoje não vim contar nenhuma novidade a vocês, pois já mencionei algumas vezes a Khan Academy e seu criador Salman Khan. Porém, no post de hoje vou entrar um pouco mais a fundo nessa instituição.

Fonte: Blog Letra 1

A Khan Academy é uma instituição sem fins lucrativos que foi inventada pelo americano Salman Khan quando, há cerca de 5 anos, ele quis ajudar sua prima a entender um pouco melhor de Matemática. Como ela morava longe, Khan fazia vídeos e colocava no You Tube para que ela pudesse assistir quantas vezes fosse necessário até conseguir entender. Deu certo! Então ele passou a ensinar outros parentes e logo depois do primeiro mês começaram a chegar cartas de pessoas desconhecidas agradecendo pelas aulas online. E a partir de então seus vídeos começaram a ser vistos por milhares de pessoas, inclusive os filhos de Bill Gates, que assim como outros milionários acreditou no seu potencial e investiu para que esse projeto se tornasse cada vez maior.


Desde 2009 Khan se dedica inteiramente ao seu site, sempre contando com doações. Ele já produziu mais de 3.200 vídeos, todos simples, curtos (aproximadamente 10 minutos), totalmente didáticos e não só mais de Matemática mas também de Química, Física, História, Economia, Biologia e História da Arte.

Seus vídeos não substituem o professor, e nem é essa a intenção de Khan, porém auxiliam no entendimento do aluno e também servem como material de apoio ao professor. Além dos vídeos, no site pode-se fazer exercícios de treino daquela matéria específica que o aluno tiver dúvida.

Quem tiver interesse pode criar sua conta no site e dentro do seu espaço terão as aulas que você já realizou, quais demoraram mais tempo, como evoluiu nos exercícios, em qual matéria se deu melhor e qual se deu pior, enfim, muitos dados que podem auxiliar o professor a entender as maiores dificuldade de cada aluno, possibilitando um trabalho mais eficaz e individual.

Pelo que pesquisei o vídeo abaixo foi o primeiro publicado pela Khan Academy no You Tube, resolvi colocá-lo aqui só para vocês terem uma noção de como são seus vídeos, mas entrem no site e dêem uma olhada mais a fundo.



Espero que tenham gostado dessa inovadora e bem sucedida forma de aprender!

Beijos,

Um comentário:

  1. Thanks for sharing this article. Bye the way, I love Khan Academy because the math videos are absolutely amazing. I read it on another blog that 90% of the videos are taken in a single shot. Just imagine, how much hard work these guys are putting in.

    ResponderExcluir